Downloads

A QUALITYSOLDA, empresa líder em qualidade e compromisso com seus clientes, disponibiliza todos os dados referentes as normas e leis oficiais do governo brasileiro.

Normas oficiais:

Downloads

ENTENDA OS TERMOS TÉCNICOS. INFORMAÇÕES, NOMENCLATURAS E HISTÓRICO.

Ultrassom

O teste por meio ultrassom é considerado um ensaio não destrutivo, onde o feixe de ultrassom é introduzido no material. Este teste é utilizado para verificação de descontinuidades no interior de pecas metálicas, plásticas e cerâmicas e para a medida de espessura.Geralmente utilizado em ensaio complementar aos de líquidos penetrantes , raios x e partículas magnéticas. O mesmo tem grande precisao em achar descontinuidades internas em materiais em aco carbono, aco inox alumínio etc... Garantindo a perfeita condição de qualquer fluido que e submetido a altas pressoas , como por exemplo linhas de gas , oleodutos gasodutos , etc.

Partícula Magnética

Trata-se de um método de ensaio não destrutivo por meio de partícula magnética e é utilizado para revelar as descontinuidades superficiais e sub-superficiais pela aplicação de um campo magnético onde encontra descontinuidades acima da superfície que e um ensaio complementar ao de ultra som e utilizado bastante em juntas de angulo.

Manômetro

É um instrumento para medir a pressão de fluidos contidos em recipientes fechados, diagnosticando a capacidade real que o fuido esta submetido a pressão onde o mesmo calibrado da margem a segurança do produto e do operador nos casos de manuntencao de equipamentos que exigem pressão para poder operar.

Endoscopia

Trata-se de método de inspeção que visa obter imagens internas através de endoscópio. O endoscópio é um aparelho que consta basicamente de uma fonte de luz e alguma forma de visualização de imagem. Geramnete utilizados em cervejarias e equipamentos que estão com micro trincas .

Ensaio de Caixa de Vácuo

A caixa de vácuo e um equipamento utilizado para realização de ensaio não destrutivo, cuja função e identificar vazamentos. Normalmente aplicado em fundo de tanques de armazenamento na região de soldas e junções. Aplicado por um profissional qualificado.

Proteção Catódica

Método de combate a corrosão que consiste na transformação da estrutura para proteger o cátodo de uma célula eletrolítica ou eletroquímica. E empregado para proteger estruturas enterradas ou submersas, como dutos, tanques, plataformas, etc.

PMTA

PMTA é a sigla para pressão Máxima de Trabalho Admissível. Trata-se do valor máximo de pressão liberado para a operação de determinado equipamento. Este valor é inicialmente determinado pelo fabricante na construção do equipamento com base na sua estrutura e uso. De tempos em tempos, todos os equipamentos devem sofrer novas avaliações de integridade e este calculado deve ser refeito, podendo manter seu valor ou diminui-lo.

Caldeiras

Caldeira é um recipiente metálico cuja função é, entre muitas, a produção de vapor através do aquecimento de água. Um equipamento que gera e armazena vapor sob pressão.

Teste Hidrostático

Teste realizado para atendimento as mais diversas necessidades, onde o recipiente é pressurizado com agua ou fluido disponível e compatível com o equipamento, normalmente 1,5 vezes sua capacidade máxima de trabalho para equipamentos fabricados com data anterior a 1998, os posteriores 1,3 vezes conforme ASME 08, para verificação de sua integridade. Este teste atende as exigências previstas na NR-13. Na impossibilidade de sua aplicação por características particulares dos equipamentos, outros testes podem ser realizados.

Líquido Penetrante

O Líquido penetrante é um teste utilizado para detecção de descontinuidades superficiais de materiais isentos de porosidade. O LP também é utilizado para detecção de vazamentos em tubos, tanques, soldas e componentes. O liquido tem a capacidade de entrar e após limpeza e aplicação de revelador (talco) vai evidenciar qualquer descontinuidade do objeto, trincas, grotas, revenimento, costuras, laminações, fadigas de material, corrosão, etc. Este processo se da pelo fenômeno da capilaridade que é a penetração do liquido em áreas extremamente pequenas, sendo assim, pode ser altamente influenciado pelo estado de limpeza do objeto inspecionado, prejudicando a que se destina.

Inspeção Visual Externa

É um método de inspeção bem comum, feito através da pura observação, podendo-se utilizar ferramentas como lupas, microscópios, réguas, gabaritos e etc. Serve para avaliar as condições externas da instalação, determinação de tamanho, forma, acabamento, ajustes, existências de trincas, poros, existência de corrosão, pintura, entre outros.

Válvula de Segurança

Válvula de Segurança é um dispositivo automático de alivio de pressão, que pode ser utilizado como válvula de alivio ou de segurança. Esta válvula visa proteger as pessoas e os equipamentos em caso de acumulo excessivo de pressão. Os equipamentos que acumulam pressão quando estão acima de sua pressão máxima permitia (PMTA) podem romper, para que isto não ocorra, estas válvulas se abrem liberando pressão. Diferentemente das válvulas de alivio a válvula de segurança tem uma capacidade maior e imediata de liberar a pressão em excesso.

Válvula de Alívio

As válvulas de alivio funcionam tal qual uma válvula de segurança. Quando existe uma sobre pressão em algum tanque, ela se abre para dar saída a este excesso de pressão, garantindo desta forma a integridade do tanque e os equipamentos a ele ligados, e, claro muito mais importante, a vida dos operadores destas maquinas e/ou que trabalham próximos a elas. Diferentemente das válvulas de segurança as válvulas de alivio não são tão eficientes para equipamentos de alta pressão, pois o tempo de liberação do excesso de pressão é maior.

Inspeção Visual Interna

Trata a inspeção do equipamento, paralisado, desmontado e/ou aberto para avaliação interna, de suas características. Pode-se analisar, dejetos, processos de corrosão, trincas, ou seja, qualquer anomalia visível ao olho ou podendo ser aplicado, lupas, lentes assim como no exame visual externo.